Bolsonaro ataca o INPE “por convicção”

Bolsonaro INPE

Perguntado sobre os indicadores de aumento do desmatamento da Amazônia, Bolsonaro saiu-se com essa: “A questão do INPE, eu tenho a convicção que os dados são mentirosos”. Referindo-se ao diretor do instituto, Ricardo Galvão, acrescentou: “Ele vai ter que vir se explicar aqui em Brasília esses dados aí que passaram pra imprensa do mundo todo, que pelo nosso sentimento não condiz com a verdade. Até parece que ele está à serviço de alguma ONG, que é muito comum.”

A base das grosserias desrespeitosas de Bolsonaro são sua “convicção” e seu “sentimento”. Talvez por ser um manipulador contumaz dos fatos, ele acredite que o progresso científico baseie-se no mesmo expediente.

Ricardo Galvão disse que a atitude de Bolsonaro foi “pusilânime” e “covarde”, e que ele, como presidente da República “precisa entender que (…) não pode falar em público (…) como se estivesse em uma conversa de botequim.”

A nota em apoio a Galvão e ao INPE divulgada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) diz que “críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos e com amplo reconhecimento no país e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico.”

Escreveram sobre as declarações: Direto da Ciência, Estadão, Folha, O Globo e The Guardian.

Outra matéria da Folha informa que Bolsonaro não receberá Galvão e escalará para isso seu ministro da ciência ou seu ministro do meio ambiente. A mesma matéria informa que Bolsonaro enviará um PL ao Congresso para legalizar o garimpo: “O garimpeiro é um cidadão que merece respeito, consideração, e obviamente a gente vai casar a exploração com a questão ambiental e botar um ponto final no mercúrio”.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)