Greta Thunberg recebe Prêmio Liberdade

Greta Thunberg Prêmio Liberdade

A jovem sueca Greta Thunberg ganhou o Prêmio Liberdade, outorgado pela região francesa da Normandia, pela importância da sua luta contra o aquecimento global.

O prêmio, segundo os organizadores, foi criado pensando nos soldados que, com a invasão da Normandia, deram um passo decisivo na luta contra o regime nazista. “Hoje, muitas situações ao redor do mundo são testemunhas da fragilidade deste ideal: a luta pela liberdade deve ser implacável, sem concessões. Ao convidar jovens do mundo inteiro, em todos os anos, a escolher uma figura pública ou organização que tenha, de modo excepcional, se comprometido com a liberdade, o Prêmio Liberdade pretende transmitir esta mensagem atravessando fronteiras, educando povos (…) O Prêmio Liberdade homenageia todos os que lutaram e continuam a lutar por este ideal.”

Ao receber o prêmio, Thunberg, referindo-se a dois veteranos de guerra franceses, disse achar “que o mínimo que podemos fazer para honrá-los é parar de destruir o mesmo mundo que [eles] e seus amigos e colegas lutaram tanto para salvar (…) estamos indo na direção de um mundo que poderá forçar bilhões de pessoas a abandonarem suas casas, retirando-lhes até as condições de sobrevivência mais básicas (…) tornando áreas do mundo inabitáveis durante partes do ano. Mas ainda podemos consertar isso.” A notícia da premiação saiu no mundo todo. Vale a leitura da matéria da AP.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)