O relatório do IPCC e o crucial debate sobre o uso da terra

relatório do IPCC

Jamil Chade, em seu blog no UOL, menciona o relatório do IPCC sobre Clima e Terra para avisar o país das tensões que este provocará.

Um dos eixos do relatório trata da necessidade de restaurar e plantar florestas para remover o CO2 da atmosfera, ao mesmo tempo em que será necessário plantar muita lavoura para alimentar os quase 10 bilhões de habitantes do futuro 2050.

Nessa discussão, a visão que o governo passa é a de que vivemos como queremos dentro das nossas fronteiras e ninguém tem nada a ver com isso. O ponto é que o país é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo e nossas lavouras e rebanhos respondem por mais de um quarto das nossas emissões. E estas nossas lavouras e rebanhos serão obrigados a mudar de local, tamanho e práticas para se conformar com as temperaturas mais elevadas e as mudanças hidrológicas que a crise climática promete trazer.

O clima mudou e mudou no mundo inteiro, e vai mudar mais. Para o clima, nossas fronteiras são ainda mais porosas do que para armas e drogas.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)