Bolsonaro não é o primeiro a querer controlar dados de desmatamento

Bolsonaro desmatamento

Marcelo Leite, na Folha, se deu o trabalho de informar Bolsonaro sobre ele não ser o primeiro presidente a bater de frente com os dados do desmatamento. Sarney foi o primeiro e, por conta da sua derrota, o INPE investiu em equipamentos, sistemas e em transparência.

Mais recentemente, Dilma, candidata à reeleição, quis adiar a divulgação dos dados para depois do pleito. Não funcionou.

Leite faz uma recomendação: “O atual ocupante do Planalto reedita agora a tática de ocultação de informações do governo do PT. Quer acesso antecipado aos dados, alegando que precisa deles para tomar providências. Para evitar aumento da destruição, porém, as providências têm que vir antes dos dados que o atestam. E o que o governo de Bolsonaro tem feito até aqui (…) só tem contribuído para que as taxas subam.”

Claudio Angelo costuma ser um crítico mordaz das agressões ao meio ambiente. Ontem, no Curupira, ele tirou as luvas, abriu a caixa de ferramentas e fez um artigo pesado contra a “pornografia florestal”. Como sempre, o artigo é preciso, mas, desta vez, não é recomendável para pudicos.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)