Não há água suficiente para sequestrar carbono em um cenário de 1,5°C

carbono

Muitos cenários climáticos de manutenção do aquecimento global abaixo de 1,5°C exigem vastas plantações para remover uma quantidade substantiva de dióxido de carbono da atmosfera.

Seriam lavouras dedicadas à produção de biocombustíveis que, queimados, teriam suas emissões capturadas e armazenadas, as “bioenergy plantations with carbon capture and storage”, ou BECCS.

Um trabalho recém publicado na Science estimou quanta água seria necessária neste tipo de cenário. Os pesquisadores tiveram o cuidado de levar em conta as demandas simultâneas da agricultura, da indústria e das residências, mantendo as vazões em níveis ambientalmente sustentáveis. O resultado é simples: não há água suficiente para tocar a quantidade de BECCS necessária para conter o aquecimento global.

A conclusão não deve ser tomada a ferro e fogo, por ser um resultado de simulações que partem de um dado conjunto de premissas. Mas o resultado pelo menos indica que as BECCS podem não ser a bala de prata para resolver a crise climática.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)