O ruralista na presidência de uma Funai cada vez mais impotente

Funai

O delegado da Polícia Federal, Marcelo Augusto Xavier da Silva, é o novo presidente da Funai. Silva foi demitido da Funai no ano passado por ter solicitado uma investigação de “invasões” de indígenas no Mato Grosso do Sul. As denúncias não tinham nenhum fundamento.

Segundo o ISA, “a nomeação do delegado na Presidência da Funai faz parte do plano de Bolsonaro de dar o controle total do órgão indigenista aos ruralistas e, assim, cumprir seu compromisso de campanha de paralisar de vez e rever as demarcações de Terras Indígenas”.

O Estadão informou no final de semana que Bolsonaro escanteou a Funai no que tange à construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO) e à da BR-242 (Salvador-Brasília). Até agora, a Funai era responsável pelas consultas e tratativas com os índios e, só depois desta etapa, o projeto seguia para os demais ministérios. Agora, um comitê formado por ministérios e autarquias levará a obra adiante enquanto a Funai conversa com os índios. Um desrespeito frontal à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, à qual o Brasil ainda permanece como signatário.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)