Não é simples substituir diesel por gás natural

diesel gás natural

Ontem demos uma pincelada no porquê da intenção declarada pelo ministro Bento Albuquerque de converter a frota de caminhões diesel para gás natural ser apenas um sonho. Ontem também, Marli Olmos escreveu no Valor um artigo mais abrangente, mas com a mesma conclusão. Não vai dar.

Olmos fala sobre o que precisaria mudar para os fabricantes produzirem caminhões a gás e sobre os obstáculos que enfrentariam. Ela comenta o que significa converter um caminhão a diesel para gás. Se tecnicamente isso já não é simples, o estado da frota nacional será um obstáculo quase intransponível: “Do total de 1,98 milhão de caminhões que rodam no Brasil hoje, 46,8% têm mais de 11 anos. Desses, 10,3% passam dos 20 anos.”

A greve do ano passado escancarou as dificuldades pelas quais passam os caminhoneiros. Se não conseguem comprar um caminhão novo, o que dizer de um a gás, que será, certamente, ainda mais caro. Olmos não esquece de falar da rede de abastecimento, ou melhor, da falta dela.

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)