Europa preocupada com desmatamento, índios e INPE

Europa

O acordo comercial entre a Europa e o Mercosul é o amplificador das preocupações europeias com o que acontece no país. O aumento do desmatamento, a violência contra indígenas e a crise em andamento com o INPE são temas que vêm sendo lembrados dentro do contexto do acordo.

Andres Schipani escreveu no Financial Times sobre o aumento do desmatamento e a crise com o INPE. Também comentou as declarações de Bolsonaro sobre as conversas com Merkel e Macron durante a reunião do G20.

Luis Lima, da Época, alertou que a disposição europeia para ratificar o acordo comercial despenca com cada notícia. Lima conversou com o austríaco Thomas Waitz, do partido Os Verdes, de quem ouviu: “O assunto da mudança climática afetou todos os partidos, não só ‘Os Verdes’, mas também a maioria dos conservadores. Todos estão conscientes de que é preciso fazer algo. Duvido muito que o tratado obtenha maioria no Parlamento Europeu do jeito que está.”

A Jovem Pan trouxe palavras de Daniel Rosario, um porta-voz da Comissão Europeia, dizendo: “Lembramos que o acordo entre a UE e o Mercosul  ainda não está em vigor, [e que ele] tem provisões para que as partes respeitem os compromissos com o Acordo de Paris. Esperamos que as partes o respeitem e se atenham a ele.”

Chloé Farand escreveu na Climate Change News sobre a crise gerada pelo presidente ao confrontar e depois demitir o diretor do INPE, Ricardo Galvão. Ela também falou sobre as possíveis condicionantes ambientais do acordo comercial.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)