Salles causa confusão em audiência sobre Fundo Amazônia

CONAMA

Ontem na Câmara, Salles atacou a Noruega por explorar petróleo no Ártico e permitir a caça de baleias, disse que dados sobre desmatamento na Amazônia são ‘interpretações sensacionalistas’ e que o ex-diretor do INPE perdeu o cargo por “colocar lenha na fogueira”.

Sobre o Fundo Amazônia, o ministro disse que o emprego dos recursos não deveria ser condicionado pelos doadores, e que seu montante é inexpressivo para as necessidades da região: “O Fundo Amazônia, tendo sido uma doação ao governo brasileiro, alocada em um banco público brasileiro, para resolver questões que estão subordinadas à soberania brasileira, ele só deve ser aplicado à luz do que interessa ao Brasil, ainda que seja uma origem de doação estrangeira, porque se assim não for nós não estamos falando de doação, e sim de colocação condicionada de recursos, que me parece não ser o caso, e se for, talvez seja o caso de refletir se nos interessaria, até por ser um montante tão inexpressivo diante da necessidade de uma região tão grande”.

Segundo o Congresso em Foco, “Salles subiu o tom e causou bate-boca na reunião após ser chamado de ‘office-boy’ do agronegócio pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista. “Eu não sou office-boy de coisa nenhuma, quem deve saber muito bem matar gente em razão de coisas é o pessoal que está envolvido no assunto de Celso Daniel, não admito que os senhor me trate desse jeito”, disse Salles. Com a confusão gerada entre os parlamentares, a audiência pública foi encerrada poucos minutos depois.”

O ministro deixou a audiência escoltado após bate-boca com deputados, informa a Folha.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)