Alemanha corta doações à Amazônia e é esnobada por Bolsonaro

Alemanha

O governo da Alemanhã anunciou que, em função do aumento do desmatamento, cortará doações previstas a projetos de proteção florestal na Região Amazônica no valor de R$ 155 milhões, informam a Deutsche Welle e O Globo.

Bolsonaro não perdeu tempo para mostrar os dentes e atacar: “Ela [a Alemanha] não vai mais comprar a Amazônia, vai deixar de comprar a prestações a Amazônia. Pode fazer bom uso dessa grana. O Brasil não precisa disso”.

Assim, em menos de duas semanas, o presidente esnobou o ministro das relações exteriores da França e, agora, Svenja Schulze, a Ministra do Meio Ambiente alemão.

Em tempo: essas doações não têm nada a ver com o Fundo Amazônia. Não se falou mais de conversações entre o ministério do meio ambiente e os governos da Noruega e da Alemanha. A medir pelos ataques recentes do presidente e de Salles à governança ambiental da Noruega, e pela notícia vinda da Alemanha, o futuro do Fundo Amazônia não parece ser dos mais brilhantes.

Em tempo 2: o Estadão informou que alguns governadores de estados da Amazônia estão buscando doações diretas da Europa para o combate ao desmatamento. Como o governo federal parece ter aberto a temporada de tiro livre ao europeu, a tarefa será osso duro de roer.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)