O presidente e a imagem de um Brasil ignorante

Bolsonaro imagem

Eliane Cantanhêde descreve bem Bolsonaro no Estadão e os riscos que o desmonte da política ambiental pode trazer ao país: “Que grande empresa quer colar sua marca num país que involui a olhos vistos na proteção ambiental?”, pergunta ela. E adiciona: “O governo mira a Europa, mas os EUA também desenvolveram uma forte consciência ambiental e uma ativa militância nessa área, com ou sem Trump. Ao atacar o então diretor e os dados científicos do INPE sobre desmatamento da Amazônia – em entrevista a correspondentes estrangeiros, frise-se -, o presidente fez exatamente o que ele acusa o professor Ricardo Galvão de ter feito: denegrir a imagem do Brasil no exterior numa área tão sensível.”

O mesmo Estadão, em editorial, afirma que “além de prejudiciais ao país, essas atitudes (do presidente em relação ao desmatamento e ao INPE) denotam impressionante ingenuidade: se o presidente pretende censurar os dados do INPE, terá muito trabalho e perderá tempo. Não impedirá o acesso de estrangeiros a imagens da Amazônia. Ninguém lhe contou isso?”

Não contaram muito mais: por exemplo, ninguém o informou que economizar no número de vezes que se vai ao banheiro tem pouca relação com o meio ambiente, como conta a Folha. A britânica BBC e as francesas Le Point e France24, entre outros veículos internacionais, deitaram e rolaram na brutalidade da frase.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)