Imprensa alemã pede sanções contra o Brasil e a conta vai para o agro

imprensa alemã

A imprensa alemã subiu o tom ao falar sobre o governo Bolsonaro. Ontem, a revista Der Spiegel disse que “a Europa não deve ficar de braços cruzados enquanto um preconceituoso cético da ciência, movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de floresta para pecuaristas e plantações de soja.” O jornal Die Zeit foi ainda mais direto: “Que diferença faz cortar o dinheiro para conservar florestas de um governo que não tem mesmo qualquer interesse em conservar florestas? Seria mais promissor começar num ponto que fere mais: os interesses econômicos de seus exportadores, por exemplo, os fazendeiros que vendem carne e soja em larga escala para metade do mundo.” E emenda, referindo-se ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul: “Não pode haver novos incentivos para o desmatamento”.

Nelson de Sá, na Folha, trouxe essas matérias e Reinaldo Azevedo, em seu blog no UOL, aplicou sua conhecida verve ao falar do que saiu na principal rede de televisão alemã, a ARD, que “ridicularizou impiedosamente o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira. Comparou-o ao personagem Borat. Afirmou ser um bobo da corte e protagonista do filme ‘O Massacre da Serra Elétrica’, numa alusão ao desmatamento da Amazônia.” Azevedo postou o trecho da ARD, avisando que “a reputação do Brasil no mundo, ao contrário do que alardeia o governo, nunca foi tão ruim.”

Um editorial d’O Globo e uma matéria do consultor financeiro, Roberto Dumas Damas, na Folha, advertem que a postura de Bolsonaro frente à fantasia de que outros países querem ‘roubar’ a Amazônia do Brasil, trará prejuízos reais e volumosos para o país.

Enquanto isso, comprovando que não perdeu a mão em gerar fake news, o presidente postou um vídeo de uma caça à uma baleia na Dinamarca, para mostrar que a Noruega não respeita o meio ambiente. O Estadão e a Folha pegaram a fake, que contém uma pequena  ironia: o vídeo é de uma ONG (Sea Shepard).

 

ClimaInfo, 20 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)