Ibama lança edital para novo sistema privado de alarme de desmatamento

Ibama

O Ibama lançou o edital para aquisição do novo sistema de alarmes de desmatamento prometido por Bolsonaro e pelo ministro Salles. O que mais chama a atenção no edital é o prazo. “As propostas de preços serão apresentadas pelos interessados no prazo de até 8 (oito) dias úteis a contar da data de publicação do presente edital.” Ou seja, os interessados têm só até a sexta-feira da semana que vem para apresentar uma proposta de um sistema de alta complexidade e cheio de condicionantes específicas. Para cumprir tão exíguo prazo com uma proposta consistente, seria necessário saber com mais tempo sobre essas especificações.

Outro ponto que chamou a atenção é que o sistema é descrito como sendo para a “geração de alertas diários de indícios de desmatamento a partir da detecção de supressões da cobertura vegetal nativa”. Pelo que o ministro havia dito, o sistema seria muito mais preciso que os sistemas do INPE. Só que estes monitoram muito mais do que a vegetação nativa.

Um último ponto para se prestar atenção: está no edital que “a licença de uso dos produtos derivados deverá ser perpétua e de uso irrestrito pelo Ibama.” O sistema que foi recusado pelo governo do Pará e aceito pelo de Mato Grosso tinha uma prestação inicial e licenças anuais renováveis.

O chamamento e o edital estão no site do Ibama.

 

ClimaInfo, 22 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)