Fotos e streamings dos incêndios e um distintivo

streamings

Uma grande quantidade de fotos de satélite e streamings mostra os incêndios, a concentração dos gases emitidos por estes e os caminhos da fumaça produzidos. Boa parte deste material está no Twitter.

Vale ver a produção da europeia Copernicus na página da WMO (Organização Meteorológica Mundial) e a da NASA.

Em uma foto publicada pela Windy no final da tarde de ontem, ainda era possível ver focos de incêndio em torno de Novo Progresso e Boca do Acre e um grande na tripla fronteira Brasil, Paraguai e Bolívia.

Beatriz Diniz postou um time-lapse modelado pelo GEOS-5 da concentração de monóxido de carbono ao longo dos últimos 30 dias, no qual dá para ver claramente que os incêndios começam a se intensificar a partir de 5 de agosto.

Vale também ver um vídeo no YouTube contando a história do pessoal de Novo Progresso que escolheu o dia 10 de agosto para colocar fogo na floresta. Eles cumpriram a promessa e produziram queimadas tão intensas que seus efeitos podem ser vistos do espaço. A assinatura é da Meteoro Brasil.

O Corinthians, no seu Instagram, postou seu distintivo, só em preto e branco, com uma chama saindo do local da Amazônia no mapa do Brasil.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)