Cacique Raoni fala sobre as queimadas e sobre Bolsonaro

Cacique Raoni

O Cacique Raoni se reuniu com chefes de estado, inclusive os que participaram da reunião do G7. Em um vídeo no YouTube, Raoni manda uma mensagem forte: “No Brasil, em nossos territórios, na minha terra, nas terras dos nossos ancestrais, ameaças de destruição, porque grandes incêndios continuam se alastrando, transformando a Floresta Amazônica em cinzas.”

Ele pede aos líderes de todos os países para pressionar “o governo brasileiro para realizar ações para acabar definitivamente com os incêndios florestais”.

Ao final, Raoni diz: “Eu queria que você soubesse que o Bolsonaro diz que eu não represento ninguém, que eu não sou um chefe. Bolsonaro veio de fora, seus ancestrais não são do Brasil. Enquanto eu, eu sou dessa terra.”

Em tempo: vale a leitura de um artigo da deputada índia Joênia Wapichana publicado pela Folha, no qual ele fala de um trabalho de 20 anos no qual “os esforços e contribuições coletivas de Povos Indígenas e comunidades tradicionais, de ambientalistas e de agentes de proteção ambiental criaram alternativas ao desmatamento, evitando incêndios de grande proporção como os que acontecem agora.”

 

ClimaInfo, 28 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)