Agosto de 2019 teve 3 vezes mais incêndios do que agosto de 2018

incêndios 3 vezes mais

O INPE registrou mais de 31 mil focos de incêndio na Amazônia durante o último agosto, 3 vezes mais do que o detectado em agosto de 2018, e mais do que qualquer outro agosto desde 2010. O pior agosto dos registros foi o de 2005, ano de El Niño e da seca mais forte do século, quando foram registrados 60 mil focos de incêndio. A notícia foi publicada por Estadão, O Globo e UOL.

É comum este governo justificar a dificuldade de fiscalização das queimadas por conta do tamanho da Amazônia. Mas não é preciso fiscalizar toda a região, e um editorial da Folha mostra o caminho: “Só 0,5% das propriedades rurais estão no fronte do desmatamento. Esse deveria ser o alvo na mira de Brasília, mas o presidente prefere investir cegamente contra os espantalhos indígenas e estrangeiros.”

Em tempo 1. A mesma Folha relatou, na 6ª feira, os incêndios da região de Manaus e O Globo informou que a fumaça dos incêndios florestais chegou ao Uruguai; o UOL informou que os incêndios nos vizinhos Paraguai e Bolívia queimaram mais de 60 mil hectares.

Em tempo 2: Vale dar uma lida nas novas matérias de André Borges e Gabriela Biló da série especial do Estadão, nas quais falam da “realidade do fogo na mata”, por meio de entrevistas com madeireiros, brigadistas e moradores.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)