Mais ameaças de retaliação contra produtos brasileiros

produtos brasileiros

Duas das maiores tradings de commodities agrícolas, a ADM e a Bunge, vieram a público dizer que rastreiam a origem dos produtos brasileiros que comercializam e que não compram produtos de novas áreas desmatadas na Amazônia.

A Nestlé, que compra cacau, óleo de palma, soja e carne da Amazônia, disse que seus processos de compra estão sendo revisados “para garantir alinhamento com o padrão de fornecimento responsável e tomar ações corretivas quando necessário.”

Christopher Garman, da consultoria Eurasia, disse que “o risco agora é ter boicote de consumidores. Esse é um custo direto criado e exacerbado pela retórica de Bolsonaro”.

O The Guardian fez um apanhado das corporações que estão sob pressão por comprarem produtos brasileiros.

A francesa RF1 dá conta que um grupo de parlamentares franceses, junto com ONGs, pediram ao governo francês e ao parlamento europeu que exerçam um controle mais rigoroso sobre a origem da soja e da carne brasileira, para evitar que “os consumidores franceses sejam, à revelia de si mesmos, cúmplices do desmatamento na Amazônia”. No documento, dizem que “embora a taxa de desmatamento no Brasil tenha caído acentuadamente entre 2005 e 2015, ela subiu novamente e agora está em um nível recorde. Essa tragédia é uma consequência direta do enfraquecimento dos meios de controle e do afrouxamento das sanções contra os proprietários de terras que derrubam a floresta ilegalmente.”

Neste final de semana, Bolsonaro voltou a colocar a crise na conta dos estrangeiros que “querem a soberania brasileira. Daqui a pouco vão fazer uma maldade com os índios e botar na minha conta, dizer que não temos como tomar conta da Amazônia e dos índios.”

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)