Furacão Dorian deixa rastro de destruição nas Bahamas

furacão Dorian

Pelo menos cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas nas Bahamas após o furacão Dorian ter atingido o território das ilhas no domingo como uma tempestade de categoria 5. Um meteorologista da CNN disse nunca ter visto nada como Dorian.

A tempestade foi classificada como o mais forte furacão atlântico a ter atingido qualquer território nos registos, e a tempestade mais forte a ocorrer no Atlântico a leste da Flórida e nesta latitude norte.

O furacão Dorian criou uma “tragédia histórica” nas Bahamas, disse o primeiro-ministro, Hubert Minnis, nesta segunda-feira. O aeroporto da Grand Bahama ficou quase 1,80 m debaixo d’água enquanto esta chegava até o segundo andar dos edifícios, gerando uma onda de pedidos de socorro de pessoas presas em edifícios ou em telhados para escapar das enchentes. Embora a tempestade tenha saído das ilhas, as autoridades dizem que os residentes podem enfrentar ainda fortes chuvas e tempestades durante toda a noite.

O rastro lento e destrutivo do furacão Dorian através das Bahamas se encaixa em um padrão que os cientistas têm observado nas últimas décadas, e do qual preveem continuidade enquanto o planeta aquece: furacões estacionados sobre as áreas costeiras trazendo chuvas extremas. Mais detalhes nesta matéria da Inside Climate News.

Como sempre, estão saindo fotos do drama do Dorian nas Bermudas. Vale ver as do Global News.

 

ClimaInfo, 4 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)