Associação de produtores na contramão da Moratória da Soja

moratória da soja

Na semana passada, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) pediu para Bolsonaro decretar o fim da Moratória da Soja, argumentando que “produtores de soja da região da Amazônia Legal são prejudicados e impedidos de abrir novas áreas dentro da lei por causa da Moratória, que deveria retaliar apenas quem  desmata de forma ilegal.” A notícia é do Canal Rural.

Mas a Moratória é um acordo firmado há mais de onze anos entre indústrias, governos e organizações não governamentais e que proíbe a comercialização de soja de áreas desmatadas. Segundo o Greenpeace, um dos participantes, em notícia de outubro de 2018, “menos de 2% da expansão dos plantios de soja se deu em áreas desmatadas após julho de 2008. De um total de 4,5 milhões de hectares plantados na safra 2016/2017, apenas 47.365 hectares não estão em conformidade com a Moratória.”

No momento em que se ameaçam boicotes para todo lado, é no mínimo contraproducente pedir para liberar o desmatamento – legal ou não. Mas, enfim, estes são novos tempos e a temporada de tiro ao pé parece que ainda vai longe.

 

ClimaInfo, 6 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)