Ibama sofre corte de 22% nas suas operações

Ibama

O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), que ordena as ações de fiscalização do Ibama, prevê a realização de 837 operações em 2019. Mas, segundo levantamento feito por Dimitrius Dantas para O Globo, 187 destas (22%) não foram realizadas. Dimitrius lembra que o orçamento do órgão, definido pelo MMA de Ricardo Salles, sofreu corte de mais de 30%.

O ministro costuma justificar as dificuldades dizendo que os cortes de orçamento atingiram todo o governo. Mas segue dizendo que tudo continua funcionando como sempre.

Em tempo: Salles demitiu ontem (10/9) o novo superintendente regional do Ibama no Pará, coronel da Polícia Militar Evandro Cunha dos Santos, que havia sido nomeado no último dia 2 de setembro. A exoneração ocorreu depois do coronel ter declarado ter ordens para impedir a queima de máquinas utilizadas no garimpo ilegal. As declarações de Santos causaram forte reação no comando do Ibama. Segundo a coordenação-geral de fiscalização ambiental, a fala “acirrou os ânimos e elevou os riscos aos agentes na região de Altamira, repercutindo diretamente nas ações em andamento na região, realizadas em conjunto com o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública e outras instituições desde o dia 27 de agosto”.

 

ClimaInfo, 11 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)