Investir pesado em adaptação para evitar prejuízos maiores

Investir

Investir quase US$ 2 trilhões em adaptação às mudanças do clima nos próximos 11 anos pode gerar um retorno de mais de US$ 7 trilhões. Essa é a principal conclusão do relatório da Comissão Global de Adaptação lançado ontem e que focou em cinco áreas de máximo retorno: sistemas de alerta preventivos, infraestrutura resiliente ao clima, melhorias na agricultura de terras secas, proteção a manguezais e sistemas de águas mais resilientes.

Muitos dos investimentos avaliados prometem um “triplo benefício”: evitar perdas futuras, gerar ganhos econômicos positivos e prover benefícios sociais e ambientais adicionais.

A Comissão é liderada pelo ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, e composta, dentre outros, por Bill Gates e Kristalina Georgieva, ex-CEO do Banco Mundial.

O relatório pode ser baixado aqui, e o WRI fez um press release interessante.

A Página 22 e o site brasileiro da Deutsche Welle deram matérias em português. Vale ver as matérias nos sites climáticos da Climate Change News e Inside Climate News. A Scientific American também publicou um artigo interessante.

Quase toda a mídia internacional repercutiu o trabalho: veja nos The Guardian, The Telegraph, Reuters, BBC, El Periódico, Straits Times (Singapura), CBC e no francês Challenges. A Bloomberg falou do copo meio vazio e sobre os custos trilionários da inação. O South China Morning Post disse que o mundo não está preparado para a crise climática.

 

ClimaInfo, 11 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)