Coronel é exonerado do Ibama por ter dito em público que protegeria garimpo ilegal

exonerado

O superintendente do Ibama no Pará foi exonerado ontem, depois de menos de uma semana no cargo. O coronel da PM de São Paulo, Evandro Cunha dos Santos, havia sido nomeado para o cargo pelo ministro Ricardo Salles no dia 4/9. Durante audiência pública em Altamira, na 2a feira, o coronel disse que pararia com a destruição de equipamentos encontrados em garimpos ilegais: “Fiquem certos que isso [a destruição de equipamentos] vai cessar (…) para acabar com [o dano ao] patrimônio alheio. O trabalhador merece respeito, e terá o respeito do governo federal. Eu sou soldado e eu sei cumprir ordem, a ordem que recebi foi para parar com isso daí.”

O coronel devia saber que garimpo ilegal é crime e que sua responsabilidade é de combater o crime. Ou não? Ele disse que cumpriria ordens.

Em tempo: o protesto dos garimpeiros que fechou a BR-163 virou notícia no Washington Post. Os garimpeiros reclamam da destruição de seus equipamentos pelo Ibama. No entender dos garimpeiros, Bolsonaro e Salles haviam prometido que isso não mais aconteceria. Comentamos esta notícia na 3ª feira.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)