Com a presença do coronel presidente do ICMBio, megaoperação faz reintegração de posse em Flona de Rondônia

Flona Rondônia

Estimulados pelo então candidato Bolsonaro ter declarado que havia áreas protegidas em excesso em Rondônia, centenas de famílias invadiram, em 22 de outubro, a Flona do Bom Futuro, naquele estado.

Os invasores foram retirados da Flona na 3ª feira (10/9), em cumprimento à decisão que atendeu pedido do ICMBio. “O Bolsonaro falou, como o Brasil sabe, que as reservas não iriam existir mais”, disse um dos invasores a Fabiano Maisonnave, da Folha.

Contrariando as afirmações dos próprios invasores, o atual presidente do ICMBio, coronel da PM-SP Homero de Giorge Cerqueira, presente na reintegração de posse, negou que as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra áreas protegidas tenham incentivado invasões, culpou os governos anteriores, e até seu antecessor no governo Bolsonaro, pelo desmatamento de 734 hectares dentro da Flona e reclamou até da barba do repórter.

O coronel disse a Marizilda Cruppe, do Colabora: “Em São Paulo, a gente conseguiu congelar o desmatamento. Eu, como comandante do policiamento Ambiental, tinha 2.190 policiais militares, 4 batalhões, 498 embarcações que cobriam todo o território (…) O ICMBio tem 1.538 funcionários, 300 fiscais, então é bem aquém do que eu tinha no estado de SP.”

Em tempo: também em Rondônia, o grupo móvel de fiscalização da União resgatou 17 trabalhadores de condições análogas às de escravo que atuavam na derrubada de mata nativa e no carregamento de toras em caminhões, na fazenda Santa Rita de Cássia, em Pimenta Bueno. A equipe chegou ao grupo por causa da denúncia da morte de um trabalhador atingido por uma árvore durante o desmatamento, relata Leonardo Sakamoto em seu blog.

 

ClimaInfo, 13 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)