Recorde de temperatura em São Paulo e de calor no hemisfério Norte

temperatura São Paulo

A temperatura registrada em São Paulo chegou a 35,9°C na semana passada, recorde histórico para o mês de setembro na cidade, mas ainda um pouco longe do recorde absoluto de 37,8°C registrado em 2014. O UOL traz a palavra de Estael Sias, da Metsul, apontando que “os recordes de temperatura alta com cada vez maior frequência acompanham uma tendência mundial”.

O hemisfério Norte viveu o verão mais quente desde que começaram os registros em 1880. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), as medições de milhares de termômetros e outros sensores em terra e nos oceanos indicaram que a temperatura média esteve 1,13°C acima da temperatura média do verão no século passado, empatando com a registrada em 2016.

E, olhando para o mundo todo, a temperatura média do mês de agosto foi a segunda mais alta dos registros. O destaque é que o El Niño deste ano foi fraquinho, enquanto o de 2016 foi um dos mais fortes da história. O El Niño costuma elevar as temperaturas médias do planeta. A notícia saiu no Washington Post.

 

ClimaInfo, 18 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)