A máfia da grilagem

grilagem

Boa parte do desmatamento e das queimadas são motivadas pela grilagem de terras e pela extração ilegal de madeira. A Human Rights Watch (HRW) publicou um relatório esmiuçando os roteiros e colocando preços. Por exemplo, um tronco pode ser vendido por entre R$ 2 mil e R$ 6 mil e as árvores são ‘esquentadas’ em madeireiras legais que superestimam a produção real e geram notas falsas.

O relatório aponta que estão na “folha de pagamento” funcionários do Ibama, inclusive executivos de escritórios locais, e policiais. Depois de tirar toda a madeira de valor, as redes criminosas limpam o restante da área, contratando equipes e equipamentos pesados e colocam gado para valorizar o preço da terra.

A HRW documentou, desde 2015, 28 assassinatos cometidos por estes grupos e 40 ameaças. O relatório se baseou em 170 entrevistas realizadas entre 2017 e 2019, além de dados oficiais e da Pastoral da Terra.

O Relatório pode ser baixado (em inglês) aqui. O release da HRW está aqui. O Globo, a Folha, a BBC e o The Guardian deram destaque para o relatório.

 

ClimaInfo, 18 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)