‘E la nave va’, aumentando as emissões

combustíveis fósseis

Ao mesmo tempo em que o mundo discute como combater o aquecimento global, o consumo de combustíveis fósseis continua aumentando e são vários os sinais de que assim continuará por um bom tempo.

A China planeja construir mais 226 GW térmicos a carvão. Hoje, a capacidade instalada baseada no carvão é de 1.160 GW. Segundo matéria do South China Morning Post, esta deve chegar a 1.300 GW. Para efeito de comparação, a capacidade total brasileira é pouco mais de 170 GW.

Bill Gates, da Microsoft e figura carimbada da filantropia, disse que o mundo deveria parar de subsidiar as “velhas renováveis” e usar os recursos para desenvolver as novas tecnologias, como o armazenamento. A declaração causou estranheza que só foi dissipada, negativamente, ao se saber que a Microsoft anunciou que fez uma parceria com a megapetroleira Chevron no desenvolvimento de um software para otimizar a exploração de petróleo. O anúncio foi feito logo antes de funcionários da empresa terem anunciado que participarão da Greve pelo Clima. A Business Standard noticiou a declaração de Gates e a Gizmodo deu as notícia da parceria com o petróleo e da greve dos funcionários.

A Airbus, construtora europeia de aviões, disse que, segundo suas previsões de mercado, o número de aviões em operação em 2038 será o dobro da frota atual, dando um sinal claro de que as emissões da aviação continuarão a crescer em ritmo acelerado. A notícia saiu no The Guardian.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)