Aliança internacional pela Floresta Amazônica começa com US$ 500 milhões

Floresta Amazônica

França, Chile, Colômbia e Bolívia anunciaram uma aliança para proteger a Floresta Amazônica que, já na largada, terá o suporte de US$ 500 milhões vindos do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Conservation International. Segundo o Valor, o presidente francês, Emmanuel Macron, chegou a dizer que “todo mundo queria trabalhar com o Brasil”, mas lamentou que o governo brasileiro não mandou nenhum representante para a primeira reunião.

O Valor contou que os governadores dos estados amazônicos estavam interessados na aliança e escolheram o governador do Amapá, Waldez Góes, para representá-los. Segundo o Estadão e a Folha, o Itamaraty intercedeu e bloqueou a participação de Góes.

Segundo o Estadão, o ministro Salles, que não se manifestou até o momento sobre a ausência do Brasil no encontro, apenas comentou sobre o anúncio da nova verba: “É por semana ou por mês que irão pagar isso?”

A notícia do lançamento da aliança foi divulgada também no site da Conservation e no meio de uma matéria da Courthouse News sobre a Cúpula do Clima.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)