Greta Thunberg: “Como ousam?”

Greta Thunbergh how dare

A jovem ativista pelo clima, Greta Thunberg, fez um discurso curto, estrito e contundente na abertura da Cúpula Climática da ONU, quando acusou os mundos político, empresarial e adulto de não agir para conter a mudança climática.

Giovana Girardi destacou este trecho no Estadão: “Pessoas estão sofrendo, morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso, temos extinções em massa. E vocês vêm aqui falar de contos de fada de dinheiro e eterno crescimento econômico. Como ousam?”

Em outro momento, Greta disse: “Vocês estão nos deixando na mão. Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês. Todas as futuras gerações estão de olho em vocês. Se escolherem nos deixar na mão, aviso: nunca lhes perdoaremos. Não deixaremos vocês fazerem isso. É aqui e agora que damos o basta. O mundo está despertando. E a mudança está chegando, quer queiram ou não.”

A matéria da Folha também repercutiu um outro discurso feito na abertura pela jovem brasileira, Paloma Costa, estudante de Direito da Universidade de Brasília e coordenadora de clima da ONG jovem Engajamundo. Paloma falou no mesmo tom duro de Greta e enfatizou a importância dos povos tradicionais, cujos conhecimentos poderiam ser decisivos no enfrentamento da crise climática.

O discurso completo está no YouTube e na Rádio ONU. A transcrição em inglês está no site do NPR. Tem uma versão em português no site da ONU. Na mídia nacional, notícias a respeito foram publicadas nos O Globo, Folha, Estadão, Valor e Poder 360, entre outras. Na mídia internacional, nas Al Jazeera, CBC, Vox, HuffPost, Reuters e The Hill, e em duas matérias no The Guardian (1 e 2), também entre muitas outras.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)