Jovens denunciam Brasil e outros 4 países na ONU pelo acirramento da crise climática

jovens

Um grupo de 16 jovens entrou ontem na ONU com uma denúncia histórica contra os países signatários da Convenção dos Direitos da Criança, de 1989. Entre os jovens signatários, a sueca Greta Thunberg e a brasileira Catarina Lorenzo, de Salvador.

Segundo relata Ana Carolina Amaral, na Folha, o grupo argumenta que a falta de ação dos governos para a contenção da crise climática ameaça diretamente os direitos das crianças, de modo que os países não estariam cumprindo o que prometeram na Convenção.

A denúncia acusa, explicitamente, Alemanha, França, Brasil, Argentina e Turquia por figurarem entre os que mais queimam combustíveis fósseis e emitem gases de efeito estufa. O caso do Brasil é mais relacionado ao desmatamento.

A Earth Justice destacou o ineditismo da denúncia. Caio Borges explica e analisa a denúncia em uma thread no seu Twitter. A CNN juntou o discurso de Greta com a denúncia contra os 5 países. E vale conhecer a história de cada um dos 16 jovens no site da Children vs Climate Crisis.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)