Mont Blanc: geleira está a ponto de colapsar

Mont Blanc

Mont Blanc, uma das grandes geleiras das encostas da montanha mais alta da Europa está prestes a despencar, como se para exemplificar um dos alertas do relatório do IPCC publicado na 4ª feira sobre os impactos climáticos nos oceanos e na criosfera, informa a BBC.

As geleiras do maciço do Mont Blanc são das mais monitoradas do mundo e, também, da mais visitadas por turistas e alpinistas. A geleira que ameaça despencar fica no lado italiano da fronteira. O prefeito da cidade italiana de Courmayeur, Stefano Miserocchi, disse que “estes fenômenos mostram uma vez mais como a montanha está passando por um período de grandes mudanças devido a fatores climáticos e, portanto, está particularmente vulnerável.”

Em tempo 1: A Circle of Blue destacou, do relatório do IPCC, os impactos sobre as montanhas mais altas do planeta.

Em tempo 2: o relatório do IPCC dedicou um bom espaço para o Ártico. E o Carbon Brief acaba de noticiar que a mínima extensão de gelo neste último verão praticamente empatou com a registrada em 2007 e 2016. O recorde ainda é o registrado em 2012. A matéria destaca que os 13 menores valores registrados da extensão de gelo no verão Ártico aconteceram nos últimos 13 anos.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)