Sínodo para a Amazônia

Sínodo para a Amazônia

Para acompanhar:

Nesta próxima 6ª feira (4/10) começa em Roma o Sínodo para a Amazônia. O Papa convocou os bispos do mundo inteiro para pensar sobre a propagação do Evangelho na região amazônica, envolvendo nove países e os muitos Povos Indígenas e populações ribeirinhas. O Sínodo acabou virando campo de batalha entre a ala mais tradicional e conservadora da Igreja e a ala do Papa Francisco.

Talvez outros eventuais governos não se preocupassem com o Sínodo. Mas o governo Bolsonaro e alguns dos seus generais entenderam que há uma ameaça à soberania brasileira, que a Igreja e índios almejariam declarar a independência da região. Para eles, o Papa é comunista.

Vale ler as matérias dos The Guardian e Estadão.

A Câmara Federal realizará amanhã uma audiência pública para discutir o Sínodo. Será realizada conjuntamente pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias e pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Contará com a presença de do Padre Oscar Beozzo, da organização do Sínodo; de Dom Evaristo Spengler, Bispo de Marajó; Martha Bispo, da CNBB; Manoel Andrade, da Universidade de Brasília; Kleber Karipuna, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira; e de Cleber Buzatto, do CIMI.

A audiência começa às 14h30.

Mais informações aqui.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)