O mundo não se interessa por índio ou árvore, mas pelo minério da Amazônia, diz Bolsonaro

Bolsonaro porra da árvore

Em um discurso improvisado, feito ontem na porta do Planalto a um grupo de garimpeiros que pediam apoio para exploração da Serra Pelada, Bolsonaro disse que “o interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério. O Raoni fala pela aldeia dele, fala como cidadão, [mas] não fala por todos os índios, não. É outro que vive tomando champanhe em outros países por aí”. A notícia saiu na Folha e no Estadão.

Segundo o site Amazônia, Bolsonaro também disse que “ela [a Vale] saiu [de Serra Pelada], mas está bem do lado fazendo um buraco que chama-se Projeto Serra Leste, está mandando para fora do Brasil falando que é ferro, só que ela está levando é ouro e não está sendo prestado conta. A Vale do Rio Doce [sic] coloca nos vagões terra, vai para o porto e vai direto para a China. Por isso estamos pedindo ao Exército Brasileiro a demarcação de nossa terra. Queremos uma administração militar dentro de Serra Pelada.”

Como usual, não mostrou uma única evidência. Fez uma acusação séria à Vale, da qual o governo é acionista, sem mostrar uma única prova. Também não explicou porque a Polícia Federal não prendeu os mencionados corruptores e os corrompidos.

 

ClimaInfo, 02 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)