A maior floresta do mundo está ameaçada, na Rússia

floresta

No verão deste ano, no hemisfério Norte, incêndios queimaram cerca de 70.000 km2 da floresta boreal russa, uma área dez vezes maior do que a perdida pela Floresta Amazônica em todo o ano passado. A floresta russa cobre uma área de 12 milhões km2, mais de duas vezes o tamanho da Floresta Amazônica presente em 9 países da América do Sul. As duas florestas têm em comum uma mesma ameaça: os madeireiros ilegais. Aqui, a cobiça é pelo ipê, pelo mogno e outras madeiras de lei. Na taiga russa, o cedro é cobiçado pela indústria chinesa. Cerca de ⅔ das exportações de madeira da Rússia vão para a China. Embora o governo daquele país diga que menos de 5% da exploração seja ilegal, analistas estimam que a ilegalidade gire entre 15% e 30%.

Do ponto de vista do clima, enquanto a Amazônia é importante pelo carbono estocado acima do solo – nos troncos, galhos e folhas -, a floresta boreal russa é importante pelo carbono estocado abaixo da superfície.

Lá, existe uma dupla ameaça que não sofremos por aqui. A floresta em pé é uma esponja que absorve as fortes chuvas que despencam, concentradas de uma só vez. Sem elas, as inundações como as que ocorreram neste ano ficarão piores a cada ano. E a floresta em pé é crucial para manter quantidades imensas de carbono no solo, alimentando os microorganismos que, por sua vez, alimentam as árvores. Sem elas, este carbono acaba alimentando outros microorganismos que o ‘devolvem’ para atmosfera sob a forma de dióxido de carbono ou, ainda pior para o clima, sob a forma de metano.

Os incêndios na Amazônia atraíram a atenção do mundo. Os da taiga russa mal incomodaram alguém fora do país.

A Climate Change News trouxe uma matéria longa sobre os incêndios russos.

floresta

ClimaInfo, 9 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)