Carlos Nobre defende no Vaticano o uso da 4ª Revolução Industrial para o desenvolvimento da Amazônia

Carlos Nobre

Carlos Nobre, o reconhecido cientista do IEA-USP falou ontem ao Papa Francisco e aos bispos reunidos no Vaticano para o Sínodo para a Amazônia. Segundo O Globo, afirmou que só um novo paradigma de desenvolvimento baseado na biodiversidade da floresta em pé e no saber tradicional por meio do emprego de ciência e alta tecnologia pode trazer justiça social e riqueza sustentável para a região.

Em sua fala, Carlos Nobre fez referência ao documento científico “Marcos Científicos para Salvar a Amazônia” assinado por 60 cientistas dos países amazônicos e por pesquisadores globais da floresta, lançado oficialmente ontem. Em artigo no Valor, Daniela Chiaretti comenta detalhes do documento.

Segundo Daniela, Nobre disse que “há uma oportunidade emergente de desenvolver um novo paradigma sustentável que garanta que a floresta valha muito mais em pé do que derrubada (…) Utilizando a melhor ciência e avançadas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, esta nova abordagem pode salvar a floresta”. Nobre reforçou que “este novo paradigma de desenvolvimento sustentável” deve ser socialmente inclusivo e justo, fortalecer comunidades, indígenas e mulheres, e combinar os conhecimentos científicos com os tradicionais.

 

ClimaInfo, 9 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)