Quem disse que é impossível?

pré-COP

Pré-COP: Sob este lema-pergunta, 30 ministros e 200 delegados de diferentes países se reunirão nesta semana na Costa Rica para preparar a cúpula climática da ONU de 2019. Espera-se que desta pré-COP surja uma ideia mais concreta das prioridades que deverão ser manejadas na COP25.

Os próximos 14 meses serão críticos para os esforços globais de controle das emissões de gases de efeito estufa, que atingiram um recorde em 2018. Isto porque, sob o Acordo de Paris, os governos concordaram em rever em 2020 as metas fixadas nas NDCs apresentadas em 2014 e 2015. A revisão tem por objetivo o aumento coletivo das ambições climáticas. Esta será a principal prioridade das negociações climáticas globais, tanto na COP25 do final deste ano, quanto na COP26 de 2020.

Nesta pré-COP serão feitas consultas em torno de quatro áreas:

  1. Reforço da ambição climática até 2020 a caminho da neutralidade em carbono até 2050.
  2. Mercados (artigo 6). O futuro dos mercados de carbono no âmbito do Acordo de Paris não foi resolvido na COP24 em Katowice e é um dos mandatos técnicos para a COP25. No entanto, não houve grandes avanços durante a Conferência Intersessional da Convenção Clima realizada em junho.
  3. Perdas e danos. A revisão do Mecanismo Internacional de Varsóvia para Perdas e Danos (WIM), o órgão da ONU onde os impactos climáticos são discutidos, é o outro mandato técnico da COP25. Durante a Conferência Intersessional em Bonn, as conversações se concentraram principalmente no estabelecimento dos termos de referência para tal. Espera-se que as consultas a serem feitas durante a pré-COP concentrem-se nas opções de governança do WIM e nos resultados de sua revisão, bem como em suas implicações.
  4. Gênero e mudança climática. O período de implementação do Plano de Ação para as questões de gênero, as áreas prioritárias e a integração da perspectiva de gênero nas políticas nacionais também constam da agenda da pré-COP.

ClimaInfo, 9 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)