⅙ da floresta boliviana foi destruída, um verdadeiro ecocídio

boliviana

Os incêndios destes dois últimos meses atravessaram fronteiras e destruíram quase 30.000 km2 da parte boliviana da floresta tropical seca Chiquitano. O governo anunciou esta semana que os incêndios foram extintos pelas chuvas. Extintos, também, foram 2 milhões de animais, incluindo espécies únicas do ecossistema que mal haviam sido descobertas. Estima-se que na região existiam cerca de 4.000 espécies de plantas e 1.600 de animais.

Existe um quase consenso de que os incêndios por lá também têm origem humana, já que o governo vem prometendo ampliar as áreas para lavouras e pastagens. Lá, como aqui, a maneira mais barata de abrir novas área é cortar e tocar fogo na floresta. Lá, como aqui, o governo diz que não é responsável. Mas lá, diferente daqui, o governo colocou a culpa na mudança climática.

Um pesquisador comentou: “Levaria mais de 200 anos para a Chiquitano se recuperar”, disse. “Essa é a estimativa, mas ninguém sabe realmente. E mesmo que tivéssemos 200 anos, precisaríamos da vontade política para reparar a floresta por dois séculos. Não consigo ver isso acontecendo”. A notícia saiu na Vice.

 

ClimaInfo, 10 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)