Simulação dos impactos previstos pelo IPCC no litoral da Austrália

IPCC Austrália

Para ver:

Nick Evershed, no The Guardian, usou dados do último relatório do IPCC sobre os oceanos para bolar dois gráficos animados mostrando o tamanho da encrenca. Antes, ele lembra que o relatório prevê que, mesmo com um corte significativo das emissões de gases de efeito estufa, os oceanos deverão subir entre 30 e 60 cm até o final do século.

Ele usa o primeiro gráfico para mostrar a frequência de eventos extremos no litoral da Austrália. O gráfico mostra a altura das marés em função de um valor médio ao longo do tempo. Até há pouco tempo, eventos extremos aconteciam uma vez a cada cem anos, quando o nível atinge um valor bem alto. Com a mudança do clima, o valor médio sobe, aumentando o número de vezes em que a maré passa daquele valor bem alto. Se isso significava que uma cidade do litoral era inundada pelo mar, então o que acontecia uma vez por século, passa a acontecer a cada 3 anos.

No outro gráfico, ele escolheu pontos do litoral e usou os modelos climáticos junto com as probabilidades do relatório do IPCC para fazer acender uma luz vermelha quando houvesse um evento extremo nessas localidades. Vale ver a diferença entre as simulações dos dois modelos escolhidos. Mesmo no modelo mais otimista, a quantidade de eventos extremos é bem grande.

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)