O Fantástico da TV Globo divulga mensagens mostrando a fúria de garimpeiros por fechamento de garimpo ilegal

Fantástico

Uma matéria do Fantástico deste domingo reportou o fechamento, na semana passada, de dois dos maiores garimpos ilegais existentes na Amazônia. Na operação contra os garimpos ilegais foram destruídos equipamentos como geradores e retroescavadeiras.

A matéria conseguiu mensagens trocadas entre os garimpeiros que falam em fechar estradas e por fogo em helicópteros e veículos da fiscalização. O ex-senador por Rondônia, Ernâni Amorim, participou da troca de mensagens e falou para fechar estradas. O Fantástico também registrou o movimento em Aripuanã, fechando a cidade e ameaçando a Polícia Federal. A BR-174, Manaus–Boa Vista, foi fechada após uma convocação dos garimpeiros que operam em Roraima.

Enquanto Bolsonaro sobe em caixote para falar com os garimpeiros em Brasília, a matéria do Fantástico mostra que o Exército, a Polícia Federal e a Justiça tentam cumprir a lei.

Em tempo: O CIMI anunciou ontem que “lideranças, caciques, guerreiros e guerreiras do Povo Munduruku bloqueiam, desde as três horas da manhã desta 2ª feira, a estrada de saída do município de Jacareacanga, na região do Alto Tapajós, no Pará.” A manifestação é contrária à regularização da mineração nas Terras Indígenas e exige a retirada imediata dos não indígenas garimpeiros que atuam no Território Munduruku. Comunicado dos Munduruku afirma: “Vocês estão destruindo nossos locais sagrados, perturbando o mundo dos nossos espíritos. Isto traz doenças e morte para nosso Povo. Não vamos aceitar mais destruição. Nossos rios estão poluídos com mercúrio, nossos peixes estão morrendo.”

 

ClimaInfo, 15 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)