Nova mancha gigante de petróleo atinge litoral do Alagoas e muda o patamar da crise

Ibama

Mobilizada pelo Ibama para ajudar na limpeza do litoral do Nordeste, a Petrobras informou ontem (16/10) que já recolheu mais de 200 toneladas de resíduos oleosos. Cerca de 1.700 agentes mobilizados pela empresa estão envolvidos nas operações.

Segundo o boletim do Ibama divulgado na noite de 3a feira (15/10), 167 localidades em 72 municípios já foram atingidas pelo óleo.

A crise teve um novo capítulo ontem: uma nova e gigante mancha atingiu o litoral do Alagoas em área já previamente afetada, o que levanta a suspeita de que, seja qual for a fonte do vazamento, este ainda não cessou. O ministro Ricardo Salles sobrevoou a região e disse que acha que é o mesmo petróleo que chega há mais de mês nas praias e que há em curso uma “investigação da origem desse óleo aparentemente venezuelano”.

Perguntamos: já não passou da hora da decretação de estado de emergência nacional para que se consiga mobilizar mais recursos, empresas, helicópteros, barcos etc., para localizar a fonte do óleo e acabar de vez com o drama que afeta as populações que dependem do mar e toda a biota marinha?

Em tempo: o governo anunciou ontem que vai antecipar em um mês o pagamento do seguro-defeso para as comunidades de pescadores afetadas pela contaminação.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)