Queimar gás natural em flares aumenta o aquecimento global e é 100% inútil

gás natural

Uma quantidade astronômica de gás natural é queimada diariamente pelas petroleiras a troco de nada. Acontece que, em muitos lugares, o gás é extraído junto com o petróleo e não há infraestrutura para tratar e transportar o gás. Em alguns casos, ele é bombeado de volta para dentro do poço para ajudar a extrair mais petróleo. Mas muitas vezes ele é simplesmente queimado, emitindo muito CO2.

No mês passado, as grandes petroleiras se juntaram e, se dizendo preocupadas com o aquecimento global, anunciaram que iriam trabalhar para reduzir drasticamente a quantidade de gás queimado à toa.

Uma matéria do New York Times diz que as emissões dos flares seguem aumentando principalmente nas operações de fracking no Texas e na costa leste americanas. Pior, muitos operadores não instalaram os flares, e o gás natural, que é quase metano puro, escapa diretamente para a atmosfera. A matéria cita uma estimativa do Banco Mundial de que os flares petroleiros mundiais emitiram 350 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o mesmo que 75 milhões de carros.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)