Propostas para o desenvolvimento da Amazônia: Zona Franca de Manaus e bioeconomia

O Instituto Escolhas apresentou algumas propostas concretas para a Amazônia que buscam equilibrar o desenvolvimento social, a diversificação de atividades econômicas e a preservação e a promoção da floresta e sua biodiversidade.

Com foco em Manaus, o trabalho identifica uma situação de vulnerabilidade social com muito desemprego, subemprego e condições de vida precárias de boa parte da população para mostrar que a Zona Franca, não só não resolveu esses problemas, como contribuiu para os perpetuar.

O Escolhas propõe uma realocação paulatina dos recursos bilionários investidos pela nação na Zona Franca para atividades que impulsionem a economia e reduzam o quadro de vulnerabilidade.

Neste documento, o Escolhas aponta quatro eixos de desenvolvimento: bioeconomia, polo digital, ecoturismo e piscicultura. O trabalho avança na identificação dos fatores de competitividade em cada eixo, analisando a eficiência da produção, a eficiência da gestão pública e o grau de inovação, dentre outros aspectos. Os resultados projetados, quando comparados à situação atual, mostram um aumento no valor da produção de mais de R$ 15 bilhões, um aumento na renda dos trabalhadores (salários) de quase R$ 3 bilhões, e a criação de mais de 100.000 empregos diretos e de outro tanto de indiretos.

Em tempo: a piscicultura aparece com grande potencial a partir da observação do mercado de peixes de Manaus ser abastecido por fornecedores de fora do estado do Amazonas.

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)