Trump prepara saída oficial do Acordo de Paris

Trump está preparando a retirada formal dos EUA do Acordo de Paris. Segundo Daniela Chiaretti (Valor), a informação foi confirmada pelo The New York Times, depois de ouvir três fontes do governo.

Pelas regras do acordo, a formalização da saída dos EUA, o segundo maior emissor depois da China, pode acontecer a partir de 4 de novembro, com uma carta ao secretariado da Convenção do Clima das Nações Unidas. Isto feito, o país só sairá do acordo um ano depois – o que coincide com um dia depois das eleições presidenciais de 2020.

Na 4ª feira, Trump discursou na reunião anual da indústria de fracking em Pittsburgh, onde sustentou, falsamente, já ter se retirado do Acordo “unilateral” de Paris firmado por todas as nações do Planeta. Apesar das expectativas, Trump não falou do 4 de novembro.

Na matéria do Valor, Daniela Chiaretti lembra que “os estados, cidades e negócios americanos que continuam comprometidos com o Acordo representam 70% do PIB americano. Se fosse um país, este grupo seria equivalente à segunda maior economia do mundo”. Lembra também que as pesquisas apontam que “77% dos americanos (incluindo 60% de eleitores republicanos) apoiam que os EUA continuem no Acordo de Paris.”

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)