Ex-governador da Califórnia diz que incêndios florestais são ‘apenas um aperitivo’ do horror da mudança climática

Califórnia

Enquanto incêndios florestais continuam devastando a Califórnia, algumas figuras públicas e vários cientistas vêm fazendo ligações da situação com as mudanças climáticas. A The Hill traz uma declaração do ex-governador democrata da Califórnia, Jerry Brown: “Eu disse que isso seria a nova normalidade há alguns anos (…) É sério, (…) mas é apenas o começo. Isto é apenas uma amostra do horror e que ocorrerá em décadas”. A The Hill observa que estas declarações foram feitas ao mesmo tempo em que o atual governador, Gavin Newsom, declarava estado de emergência e a Pacific Gas & Electric (PG&E) cortava o fornecimento de energia para cerca de dois milhões de residentes para evitar mais princípios de incêndio.

Em tempo: de um editorial do Los Angeles Times: “Ninguém pode dizer honestamente que isso é uma surpresa, dados os incêndios devastadores dos últimos anos. No entanto, parece surpreendente, mesmo assim. Como as coisas ficaram tão ruins na Califórnia, tão rapidamente? A resposta é a mudança climática. Ele está aqui e nossas comunidades não estão prontas para isso”.

A Vox trouxe um artigo sobre o impacto de toda essa fumaça na saúde das pessoas. Além de provocar problemas respiratórios e cardíacos, há a preocupação com os particulados finos, os PM2,5, que podem causar câncer. A Califórnia adotou um índice de qualidade do ar que, em condições normais, fica abaixo de 50. Em Oakland, na 2ª feira, este índice chegou a 152, e em Fresno passou de 230.

O Valor também comentou os incêndios californianos.

 

ClimaInfo, 30 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)