Áreas de soja sem CAR têm alta taxa de desmatamento

soja

As plantações de soja na região do Matopiba que não se registraram no CAR estão concentradas em municípios com altas taxas de desmatamento. Esta é uma das principais conclusões de um trabalho feito em conjunto pelo Imaflora e pela Trase, o qual revela que “dos 21,5 milhões de hectares de plantações de soja na Amazônia brasileira e no Cerrado, cerca de 19 milhões de hectares (88%) estão em fazendas já registradas no banco de dados do CAR (…). No entanto, cerca de 2,6 milhões de hectares (12%) de plantações de soja estão em fazendas que ainda não estão registradas (…); a maioria (dessas plantações) é encontrada nos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Esses estados respondem juntos por quase 70% (ou 1,7 milhão de hectares) de todo o cultivo de soja em fazendas não registradas nos dois biomas.”

Quando validado, o CAR pode representar uma garantia de inexistência de desmatamento ilegal. Por sua importância, os autores propõem que ele passe a ser exigido pelas traders e por mercados como o da União Europeia e da China.

O trabalho pode ser baixado do site do Imaflora. Luís Guedes Pinto, do Imaflora, e Toby Gardner, da Trase, escreveram um artigo a respeito no Valor.

 

ClimaInfo, 1 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)