As emissões brasileiras ficam estáveis em 2018

emissões

As emissões nacionais de gases de efeito estufa ficaram um pouco abaixo de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, praticamente empatando com as aferidas em 2017. O resultado veio da nova coleção de dados do Sistema de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima que será lançado oficialmente hoje, no Recife.

Vale destacar que o desmatamento da Amazônia aumentou e as emissões dele decorrentes subiram 8,5%. Em compensação, as emissões devidas ao desmatamento do Cerrado diminuíram 10%, revertendo uma tendência de muitos anos.

As emissões do setor de energia, que vinham aumentando desde o tombo provocado pela recessão, também diminuíram. Segundo o pessoal do OC, a redução foi “ocasionada por um aumento expressivo no uso de etanol no transporte de passageiros, pelo aumento da adição obrigatória de biodiesel ao diesel e pelo incremento de renováveis na geração de eletricidade. Nessa área, houve também crescimento da energia eólica e aumento das chuvas, que permitiram ao governo desligar termelétricas fósseis”.

A conclusão mais importante, novamente nas palavras do OC, mostra que o Brasil, “que é o sétimo maior poluidor climático do planeta, ainda não incorporou uma trajetória consistente de redução de emissões”.

A Folha, Estadão e o Globo comentaram os resultados.

 

ClimaInfo, 6 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)