Megaleilão de petróleo pode trazer prejuízos bilionários ao país

megaleilão

US$ 300 bilhões ao longo de 30 anos. Este é o tamanho do prejuízo que o país poderá ter com os contratos que serão assinados após o megaleilão de hoje na avaliação de dois ex-diretores da Petrobras, Guilherme Estrella e Ildo Sauer.

Segundo o Valor, “se a União contratasse diretamente a Petrobras, o governo brasileiro teria controle sobre o ritmo de produção das áreas da cessão onerosa, acelerando ou reduzindo a extração de óleo e gás, dependendo dos preços das commodities. Além disso, o governo brasileiro poderia inclusive negociar cotas de exportação de petróleo com membros OPEP.”

Ildo e Guilherme afirmam que o “leilão programado para ocorrer [hoje] fere a soberania e avilta o interesse nacional (…) e ainda causa prejuízos econômicos de grande magnitude à União e, consequentemente, à sociedade brasileira, que perderá recursos que poderiam estar disponíveis para avançar rumo ao seu desenvolvimento.”

O Hora do Povo publicou uma entrevista com Ildo Sauer, hoje, na USP. Ildo afirma que “o leilão do pré-sal é o maior roubo da história do Brasil”. E continua: “Nós estaremos, se não produzirmos o petróleo desta forma [com o total controle do governo], de forma a melhorar as condições do futuro, fraudando essas gerações futuras desnecessariamente”.

Os autores não mencionam o impacto desse petróleo todo na mudança do clima e nas futuras gerações.

O trabalho de Guilherme Estrella e Ildo Sauer pode ser baixado aqui.

 

ClimaInfo, 6 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)