Madeira e garimpo ilegais destroem a Amazônia e a reputação do país

Madeira

Madeira: O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, disse que, “sendo otimista, 90% da madeira que sai da Amazônia é ilegal”. A matéria do Yahoo notícias fala das ilegalidades cometidas na extração dessa madeira.

Gado: Clifford Krauss, no New York Times, escreve que “na Amazônia, os incêndios impactam a respiração, mas a fumaça cheira a dinheiro. Os milhares de incêndios programados para desbravar terras para gado na floresta tropical do Brasil são amplamente vistos como um desastre ambiental. As mãos das fazendas locais têm sentimentos mais conflitantes.” Krauss conversou com Roberto Carlos da Silva: “Acordamos sem poder respirar direito”, disse Silva, trabalhador da Fazenda Nossa Senhora no Pará. “A abertura de mais terras para o gado só ajuda os ricos. Os pobres só sofrem com a fumaça enquanto trabalham duro para apagar os incêndios”.

Ouro: A Terra Indígena dos Kayapós, como outras tantas, está sendo invadida por garimpeiros que sabem do crime que cometem. Um deles, Jorge Silva, diz que “todos sabemos que estamos destruindo (f*) o ambiente (…) Não é que queiramos – é que não encontramos nenhum meio alternativo para sobreviver.” Os Kayapós estão sendo invadidos e mortos pelos garimpeiros. Às vezes, há um revide. Um Kayapó conta que “alguns brancos vêm para nos ensinar coisas, outros brancos dizem: ‘Vocês já não são índios’, mas isso não é verdade. Até os índios que moram na cidade há anos são índios quando voltam. Não se pode virar branco”.  Vale ler a matéria de Jon Lee Anderson na New Yorker.

 

ClimaInfo, 7 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)