Um desastre nuclear provocado pela mudança climática

plutônio

Plutônio, o combustível da fonte da bomba atômica que os norte-americanos jogaram em Nagasaki no final da 2ª Guerra, está vazando no Oceano Pacífico. O aviso veio das Ilhas Marshall, lar de 50.000 pessoas e que, nos primeiros anos da guerra fria, foi um dos principais locais de testes nucleares dos EUA.

Mais de 67 bombas nucleares foram detonadas em uma das ilhas do arquipélago. Depois que os EUA combinaram com os russos que parariam de explodir bombas e contaminar a atmosfera, os norte-americanos usaram a mesma ilha para testes de guerra biológica. Quando essa fase terminou, eles limparam toda a área e jogaram os resíduos radiativos e biologicamente contaminados na cratera de uma das bombas e fecharam o buraco com concreto. O local foi apelidado de “Tumba”.

Pois bem, com as temperaturas do mar e da atmosfera aumentando, e o mar subindo, as paredes da tumba estão começando a rachar e a água do mar está lavando e levando embora o lixo. Até o momento, segundo a Vice, os EUA agem como se o problema fosse de outro planeta e o lixo todo não fosse deles.

 

ClimaInfo, 18 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)