Desmatamento na Amazônia: análises e reações aos dados do PRODES 2019

G1 PRODES 2019

O G1 ouviu ambientalistas e diversas organizações divulgaram notas.

Para o Observatório do Clima, a alta no desmatamento “coroa o desmonte ambiental” praticado na gestão do presidente Jair Bolsonaro e de seu ministro Ricardo Salles. “O dado [de desmatamento] é decorrência direta da estratégia implementada por Bolsonaro de desmontar o Ministério do Meio Ambiente, desmobilizar a fiscalização, engavetar os planos de combate ao desmatamento dos governos anteriores e empoderar, no discurso, criminosos ambientais. O próprio presidente já declarou, com orgulho, que havia mandado seu antiministro do Ambiente, Ricardo Salles, ‘meter a foice no Ibama’. Salles obedeceu”.

Em nota, o WWF-Brasil ressalta que “a divulgação dos dados do INPE chega num momento em que medidas que historicamente ajudaram a evitar a expansão agropecuária sobre a floresta estão sendo anuladas pelo Governo Bolsonaro. Há uma semana, o Zoneamento Agroecológico da Cana foi simplesmente revogado, liberando a concessão de crédito público subsidiado para financiar a plantação em áreas recentemente desmatadas na Amazônia. Além disso, diversas autoridades do Governo Federal vêm anunciando que tomarão medidas para acabar com a Moratória da Soja na Amazônia, o que pode voltar a colocar essa commodity na lista suja dos destruidores de floresta.”

O Greenpeace lembra que “o desmonte das políticas ambientais e o aumento do desmatamento não afetam apenas as populações que vivem na floresta, mas também a reputação do país no mercado internacional. Este ano, no auge da temporada de fogo e diante da inação do governo em combatê-lo, diversas empresas anunciaram a suspensão de compra de produtos brasileiros e lideranças internacionais apresentaram resistência em aprovar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O mercado internacional, do qual a economia do Brasil depende, já não quer mais ter participação no desmatamento e em violações de direitos humanos.”

A jornalista Ana Lúcia Azevedo explica aqui porque o desmatamento mostra que o Brasil está andando para trás.

A jornalista Míriam Leitão explica aqui porque o caminho escolhido pelo governo prejudica a economia brasileira e é um tiro no próprio pé.

Matéria da Folha de S. Paulo traz uma análise de longo prazo, na qual Raoni Rajão, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, recua até os governos do PT para explicar as causas da tendência de alta no desmatamento da Amazônia, que já havia sido aferida pelo PRODES no ano passado.

 

ClimaInfo, 19 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)