MMA perde quase 20% de seu corpo técnico em 2019

MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) perdeu quase 20% de seus analistas ambientais, segundo informa a BBC Brasil, que obteve os dados via Lei de Acesso à Informação. O registro do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão mostra que o total de servidores na pasta caiu de 476, em dezembro de 2018, para 395, em setembro de 2019, uma redução de 17%. São servidores técnicos com atribuições que vão do monitoramento de queimadas e do desmatamento na Amazônia ao acompanhamento do nível do mar na costa brasileira.

À BBC, os servidores que permanecem no Ministério do Meio Ambiente relataram paralisia ou desmobilização em diferentes secretarias, o que atrapalhou inclusive a resposta ao óleo no Nordeste. É o caso da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), à qual caberia a atribuição de lidar com a crise causada pelo vazamento de óleo. Outra área considerada prejudicada dentro da Secretaria de Qualidade Ambiental é a de gerenciamento costeiro, que tem, entre suas atribuições, evitar erosão de áreas litorâneas e acompanhar a elevação do nível do mar.

Funcionários da Secretaria de Biodiversidade, que dá encaminhamento a uma série de projetos financiados com recursos de organizações internacionais, como o Banco Mundial, afirmam que têm dificuldade em dar encaminhamento às demandas, que “são barradas por secretários e pelo ministro”.

Situação de paralisia também é relatada por analistas ambientais lotados no Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)